Anúncio

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ATENÇÃO

Novas postagens fantásticas no blog do COSMOS ainda esta semana.


ATENÇÃO: O objetivo deste blog NÃO é apenas noticiar, mas sim criar conscientização e AÇÃO por parte das pessoas com relação às notícias negativas, de meio ambiente, etc. Com relação às notícias de tecnologia e descobertas, conscientizar as pessoas em relação ao vasto universo desconhecido, colaborando para "abrir" a mente do ser humano.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CURTA SOBRE O SOL

O Sol deverá começar um novo período de "agitação" em 2011 até atingir o pico por volta de 2013.

A INTELIGÊNCIA É ANTIGA


Três notícias que são uma bomba.

1. Arqueólogos encontraram evidênciasde que humanos já navegavam há 130 mil anos. (2010)
2. Restos fossilizados de plantas cozidas junto a dentes de esqueletos do homem de neandertal foram encontrados. Parece que nosso "primo" não se alimentava só de carne.
   Dolores Piperno, líder do estudo, disse que a descoberta evidencia o fato de que os homens de Neandertal eram mais sofisticados do que a comunidade acadêmica acreditava. (2010)
3. Fósseis de dentes de 400 mil anos podem mudar a teoria da evolução humana, segundo arqueólogos israelenses que os encontraram. Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv acreditam que os dentes seriam de seres humanos modernos, tornando o fóssil a mais antiga evidência da existência de um Homo sapiens.
A teoria aceita atualmente é a de que os Homo sapiens se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo. (2011 - saiu no Terra. Veja a matéria no site)
Nota do Cosmos: Não sabemos se se referem ao sapiens-sapiens, mas há alguns anos atrás o homem moderno teria 40 mil anos, depois passou para 80 e 100 mil anos. Será que as lendas de antigas civilizações, com 100 e 200 mil anos têm algum fundo de verdade?

DEGELO NO ÁRTICO EM 2012

Um relatório divulgado pelo Met Office, Escritório de Meteorologia do Reino Unido diz que o ritmo da mudança do clima terrestre na última década foi subestimado por uma parte dos cientistas. Tal "subestimação" teria como causa a falta de dados da variação de temperatura no Ártico e mudanças do sistema de medição da temperatura dos oceanos.

Note-se que o dado alarmante da NASA (divulgado recentemente) puxou de 2100 ou 2050 para final de 2012 o derretimento do pólo norte. Se isto fosse dito há apenas um ano atrás soaria como pura ficção científica, coisa de maluco ou de místicos.

Já comentamos aqui que o "efeito cascata" talvez não esteja sendo levado em conta como deveria. Ou então há uma espera de mais "comprovações" ou, ainda, há temor de divulgar dados que talvez sejam conhecidos.

Confessamos que tal data nos pegou de surpresa. Não conseguimos ser tão pessimistas assim. Talvez 2035 fosse uma data razoável. Vamos ver.

De qualquer modo, o panorama se mostra extremamente preocupante.