Anúncio

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Curta: células animais em humanos


Pela primeira vez foi aprovado o implante de células animais para o corpo humano (xenotransplante). Russos vão tratar pacientes de diabetes tipo 1 inserindo células produtoras de insulina de porcos para substituir as células nativas.

O tratamento reduz a necessidade de injeções de insulina.Nos testes realizados o tratamento deu bons resultados. Seis dos oito pacientes diabéticos apresentaram melhora e foram capazes de reduzir as suas injeções diárias de insulina. Dois deles absolutamente não precisaram mais de injeções.

Curta: plantas se reconhecem e têm memória

Estudos demonstram que a sálvia pode reconhecer uma planta geneticamente idêntica a ela e que 2 clones se comunicam e cooperam para evitar serem comidos por herbívoros. 

Outras experiências mostraram que se uma planta cresce perto de outras que não são da mesma família, as duas vão competir por nutrientes e água. Mas se crescer perto de outra da mesma família, as duas não vão competir.

Outros investigadores descobriram que as plantas são capazes de lembrar e reagir à informação contida na luz. Elas transmitem informações sobre a intensidade e qualidade da luz de folha em folha de uma forma muito semelhante ao nosso sistema nervoso.

Os pesquisadores dizem que isso pode ser considerado uma forma de inteligência.

Curta: raios cósmicos

Pesquisadores analisaram um registro de 9.300 anos de raios cósmicos e atividades solares, na forma de gelo extraído da Groenlândia e da Antártida e analisaram as possíveis futuras variações nos níveis de raios cósmicos galácticos, no campo magnético interplanetário próximo à Terra, no número de manchas solares e no tamanho das tempestades solares. Eles descobriram que o risco de clima espacial perigoso deverá aumentar consideravelmente durante o século que vem a partir do nível em décadas recentes.

Mudar a Vida Muda os Genes

Você não pode mais reclamar que seus problemas de saúde estão “nos seus genes”, pois uma nova pesquisa descobriu que uma mudança no estilo de vida pode também modificá-los, para melhor. 

Um estudo acompanhou 30 voluntários diagnosticados com câncer de próstata de baixo risco que haviam decidido não seguir com cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal para combater a doença.

Os homens fizeram mudanças radicais no estilo de vida incluindo uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos, legumes e produtos à base de soja; exercícios moderados como andar por 30 minutos todos os dias e uma hora de métodos de gerenciamento do estresse como meditação. 

Como se esperava eles conseguiram perder peso, reduziram a pressão sanguínea, entre outros benefícios para a saúde. Mas as mudanças mais profundas foram observadas quando as biópsias do câncer efetuadas depois das mudanças no estilo de vida foram comparadas com as feitas anteriormente. 

Depois de apenas três meses os homens tiveram mudanças na atividade de cerca de 500 genes, dos quais 48 estavam ligados e 453 estavam desligados.

A atividade nos genes que previnem de doenças havia aumentado enquanto genes promotores de doenças,  incluindo aqueles que envolviam o câncer de próstata e de mama, se desligaram de acordo com o estudo publicado na revista científica PNAS.

Afinal de contas parece que podemos sim fazer muito para mudar a atividade dos próprios genes e combater o surgimento de doenças ligadas à predisposição genética. Em apenas três meses é possível mudar centenas de genes simplesmente mudando como se vive. As implicações deste estudo não estariam limitadas a homens com câncer de próstata.

Meditação: efeitos físicos comprovados em apenas 1 mês

Muitos estudos sobre a meditação têm sido feitos ultimamente e alguns já foram publicados aqui no Portal Cosmos Divulgação. Os resultados destes estudos apontam para algo muito saudável. Por exemplo: já se sabe que a meditação aumenta a atenção, alivia a dor e melhora a resposta do sistema imunológico.

Um novo estudo revelou que após apenas 1 mês de prática o nosso cérebro sofre mudanças físicas que podem ser observadas por ressonância magnética.

Depois de 2 semanas a densidade dos axônios aumenta e conseqüentemente aumentam o número de conexões cerebrais. Depois de 1 mês, além disso, há uma expansão da mielina, que é um isolante das fibras nervosas. Tais efeitos foram observados no córtex cingulado, que está ligado ao comportamento e a várias doenças como a depressão, esquizofrenia e demência.

A pesquisa demonstrou, ainda, que os participantes melhoraram o humor e diminuíram a ansiedade, a depressão e o cansaço.

Segundo os pesquisadores, a meditação pode ser usada para combater doenças mentais. 

Chico Xavier Sobre um Possível Futuro Maravilhoso


Em 1971, Chico Xavier submeteu-se a uma entrevista no programa Pinga Fogo, da TV Tupi. Através da mediunidade auditiva, conforme declararia mais tarde, Chico foi totalmente assessorado por Emmanuel em suas respostas. E a pergunta que nos interessa lhe foi feita nos seguintes termos:


“Será possível, ainda, em nossa civilização, o homem entrar em contato com civilizações de outros planetas?"

Ao que obteve a seguinte resposta:

"Se não entrarmos numa guerra de extermínio nos próximos 50 anos, então poderemos esperar realizações extraordinárias da ciência humana, partindo da Lua. (...) Portanto não podemos acusar nossos irmãos que estão se dirigindo à Lua para pesquisas que devem ser consideradas da máxima importância para o nosso progresso futuro, pois as despesas serão naturalmente compensadas com, talvez, a tranqüilidade para uma sociedade mais pacífica na Terra, porque se não entrarmos num conflito de proporções imensas, é possível que o homem construa na Lua cidades de vidro — cidades estufa — onde cientistas possam estabelecer pontos de apoio para observação da nossa galáxia.

Tais cidades não são sonhos da ciência, e com muito sacrifício da humanidade poderão ser feitas, e com elas poderão obter azoto, oxigênio, usinas de alumínio e formações de vidro e matéria plástica na própria Lua, e a água será fornecida pelo próprio solo lunar. Teremos, quem sabe, a possibilidade de entrar em contato com outras comunidades da nossa galáxia, então vamos definitivamente encerrar o período bélico na evolução dos povos terrestres, pois vamos compreender que fazemos parte de uma grande família universal, pois não somos o único mundo criado por Deus. Portanto nós precisamos prestigiar a paz nos povos, com a delegação máxima para a ciência, para que possamos auferir esses benefícios num futuro talvez mais próximo do que remoto, se fizermos por merecer."

Entretanto, infelizmente, enquanto humanidade ainda desviada do caminho do bem, preferimos despender grandes recursos econômicos e morais no poderio bélico, em busca das guerras fratricidas que alimentam os interesses financeiros, embalados pelo personalismo inferior e a vaidade avassaladora. Pretendemos encerrar nossa modesta contribuição para a temática falando brevemente de Jesus, que, para nós espíritas, foi, e será sempre, o Espírito mais perfeito que Deus nos concedeu como Guia e Modelo. Não foi, absolutamente, um ser de exceção, criado à revelia das Leis Naturais, pois que viveu inúmeras encarnações até chegar ao patamar em que se encontra.

Não as viveu na Terra,mas em outros planetas, onde construiu sua autoridade moral e intelectual com esforço próprio desencadeado ao longo dos séculos. Segundo as tradições espirituais, há bilhões de anos, Ele já fazia parte de uma Comunidade de Espíritos Puros, responsabilizando-se pela formação deste orbe, desde os seus primeiros momentos. 

Espíritos da qualidade de Jesus encontram-se em toda parte do Universo, a convidar, num apelo constante, todas as coletividades planetárias para que se unam em torno de uma sublime determinação, que é a solução para toda a problemática humana, pois que resume plenamente a Religião Universal, a ser praticada em todos os cantos e recantos do Universo e que foi magistralmente eternizada pelo Cristo Planetário, com as seguintes palavras:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12 : 30 e 31).