Anúncio

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

COLAPSO CLIMÁTICO I

“O clima no mundo pode virar como uma canoa que se inclina pouco a pouco até virar de repente”.


Segundo relatório do Pentágono, em um espaço de uma a duas décadas o mundo atravessará um período de transformações dramáticas.

Esta previsão vem de um relatório secreto do Pentágono, Estados Unidos, que acabou por vazar para a imprensa em 2004. 

O relatório foi requerido por Andrew Marsahll, Conselheiro de Defesa do Pentágono. O relatório se baseia em estudos científicos realizados nos últimos anos para tentar prever grandes catástrofes naturais,

Em Fevereiro de 2004, a revista norte-americana Fortune publicou informações sobre o assunto. O título desse trabalho é Climate Collapse, the Pentagon’s Weather Nightmare (Colapso climático, o pesadelo do Pentágono). A Terra experimentará em pouco tempo grandes mudanças impossíveis de prever há alguns anos atrás.
Em Fevereiro de 2004, a revista Observer também publicou as informações do Pentágono que acabaram por ganhar repercussão internacional, 

No Brasil o temo foi exposto na revista Carta Capital, onde Schwartz e Randall afirmam que “a mudança climática deveria ser elevada além do debate científico para uma preocupação da segurança nacional norte-americana”. Os autores do relatório dizem que “um cenário de mudanças climáticas catastróficas e iminentes é plausível e desafiaria a segurança nacional norte-americana de maneira que deveriam ser imediatamente consideradas”. Os dois previram enchentes generalizadas em algumas partes do Mundo devido ao aumento do nível das águas dos Oceanos.

Interessante observar que o Relatório do Pentágono é bem diferente das previsões da ONU e outras exaustivamente difundidas, que não colocam um cenário tão dramático nem para tão pouco tempo.

É óbvio que o assunto é de segurança nacional, pois grandes perdas de terras habitáveis podem provocar guerras em busca de novos territórios. As epidemias também deverão se acentuar.

Voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário