Anúncio

quarta-feira, 16 de maio de 2012

BICICLETA ELÉTRICA É PROIBIDA

Incentivar o uso de bicicletas (com ou sem motor), é diminuir a poluição e racionalizar o tráfego e diminuir congestionamentos, assim como melhora a saúde do povo.


A bicicleta elétrica é proibida no Brasil.

O Brasil vai na contramão do mundo.
Praticamente todos os países do mundo já têm normas estabelecidas para venda e uso de bicicletas elétricas. 
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, para que se possa andar com uma bicicleta elétrica é necessário que o município tenha regulamentação sobre o assunto.
O caso polêmico de um ciclista que foi multado por estar sem capacete e não ter Carteira Nacional de Habilitação da categoria gerou dúvidas sobre a utilização das bicicletas elétricas no país e muita indignação.
O Denatran diz que habiltação, capacete e emplacamento serão obrigatórios.
A infração por dirigir uma bicicleta elétrica sem o que é necessário é considerada gravíssima.
Dirigir embriagado também é considerado infração e as bicicletas elétricas também precisam ter número do chassi. O problema é que a maior parte desses veículos não tem este tipo de registro. Em nenhum outro país do mundo as bicicletas elétricas precisam de número de chassi.
Os governos da Europa têm incentivado o uso de tal condução como uma solução para o transporte, o que não ocorre no Brasil.
A bicicleta elétrica é um veículo de fácil locomoção, ocupa menos espaço e pessoas com mais idade podem usar sem muito esforço físico.
O Denatran disse simplesmente que sem lei a circulação é proibida.
Que pena. E que pena que o exemplo não venha de quem tem o dever de seguir as leis. O próprio carro que participava da blitz da Lei Seca que multou o condutor tem nove multas e duas ainda não foram pagas.
A bicicleta elétrica é considerada um dos veículos mais ecologicamente corretos da atualidade.
Em 2009 o governador Sérgio Cabral andou por ruas do Maracanã, no Dia Mundial Sem Carro, dirigindo uma bicicleta elétrica. Sua assessoria de imprensa admitiu que ele não tinha habilitação para tal.
Um projeto de lei em tramitação em Brasília quer criar uma norma em comum para todo o país (e arrecadar mais, pois ninguém pode andar de graça, ora bolas).
Prepare-se. Não duvide de que daqui a um tempo a bicicleta com pedal terá de ter placa e pagar imposto. Se descuidar até o triciclo de seu filhos terá imposto. Se for elétrico, nem se fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário