Cientistas canadenses afirmam que o dióxido de carbono na atmosfera vai continuar aumentando o calor na atmosfera durante séculos, causando o colapso do lençol de gelo da Antártica e o aumento dos níveis do mar.
Mesmo que se suspenda a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de gases o efeito estufa tende a crescer (Isto já havia sido dito há bastante tempo, talvez não amplamente divulgado para não desestimular as pessoas a combater a emissão - nota do Cosmos).
Mas muitas das consequências no Hemisfério Norte, como a redução de gelo no Ártico, são reversíveis. Portanto os esforços para reduzir os gases de efeito de estufa não são um desperdício de esforço e dinheiro, disse Shawn Marshall, professor de geografia da Universidade de Calgary e um dos autores do estudo.
Nos próximos mil anos a temperatura média do oceano ao redor da Antártica vai aumentar em até 5 graus (achamos que mais um pouco - nota do Cosmos) Celsius, provocando o colapso do manto de gelo da Antártica. A eliminação do manto de gelo, que cobre uma área do tamanho do Texas e tem até 4Km de espessura, poderá elevar os níveis do mar em vários metros.
A umidade pode ser reduzida em até 30% no norte da África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário